quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

...


Brasileiros se revoltam após criticas feita ao filme Tropa de Elite

Após de critica de Jay Weissberg, ao filme “Tropa de elite” publicada na segunda-feira no site da revista norte-americana "Variety" os brasileiros saíram em defesa do filme. São 24 comentários, todos em inglês e contrários às opiniões expressas por Weissberg , que após assistir à exibição na mostra competitiva do Festival de Cinema de Berlim, classificou o filme de José Padilha de direitista e fascista.

Entre os internautas, o argumento mais comum em defesa do filme de Padilha é que o crítico desconhece a realidade das favelas e da polícia do Rio de Janeiro.

O advogado brasileiro Pierre Dubois escreveu: "mesmo sem concordar com a crítica do Sr. Weissberg, acho que é difícil culpá-lo. Alguns filmes discutem problemas universais de um específico e particular ambiente. "Tropa de elite" pode ser classificado como um filme local. Mostra um problema local, que talvez se repita em alguns lugares, mas está longe de ser universal. Na verdade, o filme mostra um aspecto peculiar de uma pequena parte da realidade brasileira. Sobre a crítica do Sr. Weissberg, ela revela uma enorme falta de conhecimento sobre aspectos peculiares desta realidade. Conseqüentemente, sua crítica é superficial e, lógico, imprecisa".

Acessos de fúria, ameaças e preconceitos também são parte dos comentários. Um internauta se identifica com o email "Adolf Hitler I_eat_jews@hotmail.com" e escreve: "Weissberg, você precisa aprender uma lição e parar de falar tanto... Estou indo pegá-lo".

No Globo Online, o texto que traduz trechos da crítica de Weissberg publicado na noite de segunda-feira tem quase 300 comentários. A maioria deles defende "Tropa de elite", mas há quem concorde com o ponto-de-vista do crítico da "Variety".

Para o internauta Daniel Barbosa Reynaldo, "Quando o Padilha tentou se defender, há alguns meses, alegou que no exterior o filme seria visto de outra maneira; que nós brasileiros (os que aplaudiram e os que vaiamos), tínhamos visto o filme sem distanciamento, blá, blá. Parece que não, parece que os estrangeiros estão vendo o mesmo filme elitista, torturista, chacinista e fascista que eu ví. Deveria admitir que se embaralhou com as linguagens e obteve o oposto do que queria, enaltecendo o que queria criticar (se foi o caso). Acontece."

Enquanto a "Variety" desbancou "Tropa de elite", o jornal espanhol "El Mundo" mostrou-se mais favorável ao filme ao reproduzir uma reportagem da agência EFE que deu voz à José Padilha e ressaltou uma suposta boa reação causada pelo filme no Festival de Berlim.

Nenhum comentário: